Um Judeu na Praga Comunista (1999)


Sinopse: Na cidade Tcheca de Praga, o filho, de um professor universitário judeu, vê sua vida virar de ponta a cabeça quando o país se torna comunista. Seu pai é preso e sua mãe é obrigada a vender tudo que tem para sobreviver e tentar ajudar o marido. O garoto vê amigos e direitos desaparecerem da sua vida, unicamente por ter nascido em uma família que antes tinha posses. Esta é a sua jornada dentro de uma vida em que foi condenado em seu nascimento e vai ter de sobreviver em uma prisão a céu aberto.

Lançada a Edição O Livreiro de Praga. Finalmente chegou, o fechamento do excelente romance do Giardino, sobre a vida em um país comunista, os ares de liberdade e as possibilidades de futuro interrompidas pela força das armas e do conservadorismo. NOs dando uma bela visão sobre uma dos fatos mais marcantes do Século XX: A Primavera de Praga. Aqui cabe um enorme agradecimento, por 3 anos busquei conseguir esta edição para postar aqui, sem ter sucesso. Graças ao nosso grande amigo e parceiro Javal, que conseguiu o scan em espanhol e nos forneceu, é que hoje podemos ter esta bela obra finalizada, muito obrigado, meu amigo!

Publicado originalmente por NBM Comics Lit
Tipo de Série: Minissérie
Ano de Lançamento: 1999
Total de Edições: Encerrada
Créditos:
Vittorio Giardino (roteiro & arte)
zealfie27 (tradução)
Carfrangs (diagramação)

01 02 03
O Livreiro de Praga

21 comentários:

  1. Parabéns por este post. Ajuda a conhecer o outro lado do tão falado "paraíso socialista". Terá continuidade? Será concluída? Eu torço fortemente para uma resposta positiva para as duas perguntas. Muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente história. Torço também pela continuidade.
    Parabéns pela escolha
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma mini italiana em 3 edições. Vamos fazer um por mês, saindo a nº 02 em Fevereiro e fechando a mini em Março, ok.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu sou o anônimo de 26 de janeiro de 2018 15:23. Valeu pela resposta e continuem com o bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo pelo comentário, ajuda a gente ver o que desperta o interesse do pessoal que visita o blog, sem o comentário, acabamos seguindo apenas pelo "achismo" do nosso próprio gosto pessoal, que muitas vezes não representa o interesse de todos. Tentamos fazer para atender o máximo de pessoas que têm interesse de fugir do tema recorrente de "super-heróis" das grandes editoras. Se tiver algo que você tenha interesse em ler, pode colocar nos comentários, que se não estiver sendo feito por nenhum outro grupo e tivermos fácil acesso ao scan, de repente, dá pra encaixar. Obrigado.

      Excluir
  5. Aqui é novamente o anonimo de 26 de janeiro de 2018, 15:23. Obrigado pela continuidade deste trabalhado do Vitorio Giardino. Espero que concluam esta série. Nada contra história de "super-heróis". Eu li bastante essas histórias. Foram com essas histórias, e também com as estórias da Turma da Mônica e dos personagens da Disney que comecei a ler quadrinhos. Mas o tempo passa, ficamos conhecendo novos trabalhos. novos autores, novas possibilidades e vemos que os horizontes são maiores. Já existem blogs que fazem um bom trabalho com "super-heróis". Quanto ao meu interesse, prefiro histórias feitas por autores europeus. Sei que existem autores europeus que fazem álbuns com conteúdos de fantasia, ficção científica, etc., mas além dessas, prefiro histórias que tratem mais do dia a dia das pessoas, ou que tenham personagens que não tenham habilidades ou poderes especiais. Séries como "Verões felizes" ou como algumas histórias do Miguelanxo Prado, ou, também como exemplo, histórias do Corto Maltese, que é uma pessoa comum. Histórias que tratem do cotidiano, enfim. Outra coisa que gostaria de ler, e acho que nenhum blog ainda fez, são todas as histórias do Spirit, escritas e desenhadas peloo Will Eisner. Acho que nenhum blog fez um trabalho de reunir o que já foi publicado no Brasil e/ou complementar o que já saiu por aqui, traduzindo o material inédito do Spirit. Editores d´"Os Invisíveis", obrigado pelo seu tempo e pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, mesmo pelo comentário extenso. Isso é ótimo de se ter! É uma resposta que estamos fazendo algo certo e nos aponta uma direção para o que devemos ter daqui pra frente. Confesso que realmente gosto muito das histórias do cotidiano de outros países. Desde que li uma versão em scan de Persepólis da Marjane Satrapi, sempre tive de vontade de por mais material assim nos blogs que participo, mas sempre prevalecia o desejo da maioria pelas histórias puramente de aventura, nada contra é claro, mas frescor às vezes é bom. Eu tenho esta mini-série há mais de dez anos, só agora consegui um parceiro para me ajudar a fazer, mas antes tive de fazer várias outras para chegar a ela. Antes desta, tem a excelente Bolinhas de Gude, que postei no Centurions, que acabou, e logo vou postar aqui novamente para todo mundo poder ter acesso a ela. Quanto ao Spirit, o grande problema é arrumar os scans. Depois é convencer os diagramadores que é interessante fazer histórias em P&B, como várias dele eram. Mas, vou dar uma pesquisada, se conseguir achar os scans e algum diagramador disposto, vamos ver se dá pra trazer algumas delas pro blog. Caso você saiba onde é possível conseguir os scans em inglês, é só avisar.

      Excluir
  6. Sou eu, o anonimo de 26 de janeiro de 2018, 15:23. Beleza, zealfie27. Continuem com o bom trabalho. Eu também já li Persepólis e também gostei muito. Gostei também do animação que fizeram da história em quadrinhos. Dentro do segundo volume da série "Um judeu na Praga comunista" aparece um outro trabalho do Vitorio Giardino, "Orient gateway". Você teria esse para ser publicado? Estou perguntando porque gosto bastante do estilo europeu de quadrinhos conhecido como "linha clara", e também das histórias do Vitorio Giardino. Não conheço a história que você mencionou, "Bolinhas de Gude". Fico aguardando a publicação. E quando ao Spirit, eu infelizmente não sei onde é possível conseguir os scans, e também acho uma pena que os diagramadores não gostem trabalhar com histórias em preto e branco. Obrigado pela resposta, e continuem com o empenho.

    ResponderExcluir
  7. Também gostei, fico na espera dos demais volumes. Aproveitando, existe alguma chance de publicarem L'ambulance 13, La Guerre d'Alan, ou alguma obra do Chabouté?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Volume #03 saí em Março. Quanto ao trabalho do Chabouté, não conheço, mas vou dar uma olhada e ver se encontroi algum scan. Qualquer coisa, aviso aqui no blog.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta! Encontrei alguns scans do Chabouté, mas estão em francês. Um deles (Zoé) está em ingles. Apenas para constar, as outras duas obras citadas (Ambulance e Guerre d'Alan) não são desse autor mas não acho em qualquer idioma.

      Excluir
    3. A Ambulance encontrei e já me interessei, pois fala de período de guerra e o atendimento médico da época, complementa a série que estou fazendo atualmente a 14-18. Ainda não li a edição completa, mas assim que terminar devo colocar ela na fila pra fazer, pra depois de Abril/2018, antes de se animar demais. Quanto ao francês, também traduzo, se tiver o link das edições em francês, pode me enviar. Não sou tão fluente e nem tão rápido quanto o inglês, mas me viro bem, não tendo que falar.

      Excluir
    4. Legal, encontrou onde?! O compilado do Chabouté encontrei aqui - https://yggtorrent.com/torrent/ebook/bds/29594-bd+compil+-+chabout%C3%A9+format+jpeg - qualquer coisa pode apagar/editar o post por causa do link. Do Chabouté infelizmente não encontrei 'Un peu de bois et d'acier' (Park bench), é uma história sem texto nem balões de conversa.

      Excluir
    5. http://europeanclassiccomic.blogspot.com.br Encontrei neste site em inglês sobre quadrinhos europeus traduzidos para o inglês. Do que li da história até agora, vai ser uma espécie de continuação para a linha de histórias de guerra que venho fazendo. Então, já tá programada que assim que terminar a 14-18, vamos fazer a Ambulância 13. Enquanto ninguém incomodar com o link, deixa ele aí. Estou vendo com o Yugifan que é o "expert" em bd, os links que ele conhece e vou pedir uma lista, depois passo pra quem precisar, ok.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    7. Opa, valeu cara, uma pena que só tem um dos livros pelo que achei. Nesse site aqui achei quase todos, só falta o Integrale 3, mas estão todos em francês.
      http://zone-ebook.com/bd-comics-mangas/69894-lambulance-13-tome-1-5.html

      Excluir
  8. Muito obrigado. É bom ver que ainda existem trabalhos como esse que mostram a realidade do mundo a décadas atrás e pelo que vemos hoje em dia infelizmente essas cosias ainda podem voltar a acontecer, é só ver o que está acontecendo na Venezuela.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelos álbuns. Vou ficar no aguardo do último capítulo da história. Se possível, por favor escaneiem os outros do Giardino, ele é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gustavo!
      Na realidade o volume 3 não é mais o último, depois de 20 anos o Giardino decidiu finalizar a história e lançou na França o volume 4 que, realmente, fecha a minissérie. Estamos tentando dar um jeito de conseguir o scan da edição francesa para traduzir, assim que tivermos novidade, avisamos.

      Excluir
  10. É o quarto volume não é apenas um gibi de 40 páginas e sim um livro de 168 páginas. Loucura
    https://www.normacomics.com/jonas-fink-4-el-librero-de-praga
    https://www.normaeditorial.com/ficha/9788467931440/jonas-fink-4-el-librero-de-praga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Luiz, eu sei. Na França essa revista foi publicada tem dois anos. Janeiro/2018, mas não consegui encontrar em nenhum site de scan. E os sites que vendem a edição digital, vem com marca d'água caso se faça uma cópia, então, por enquanto, fico devendo esta edição. Se alguém ver um scan, seja ele em francês, inglês, italiano ou espanhol. É só deixar o link aqui, que adaptamos.

      Excluir