Verdun (2016)


Sinopse: A terceira série sobre a visão francesa sobre a Primeira Guerra Mundial. Em 14-18 o foco eram os soldados e seus sentimentos em participar de uma carnificina. Em Ambulância 13, a visão de um médico que tenta minimizar as desgraças de um coinflito insensato. Em Verdun, ao focar em contar a história de uma das maiores derrotas francesas que mudou toda a visão do povo sobre seus líderes, o escritor traça um perfil profundo dos líderes e de seus desmandos e total descompromisso com as pessoas que realmente estavam na linha de frente. A vida humana não valia absolutamente nada para eles! Com farda ou sem ela, nos hotéis de luxo onde os qgs dos militares estavam entocados ou nos comitês políticos da Assembléia, todos tinham um ponto em comum: o total desprezo pelo ser humano, não importando se era francês ou alemão, os valores importantes eram o próprios egos, sua honra deslocada e ser visto como o "dono do pedaço". Uma triste e dilacerante visão da irresponsabilidade de dirigentes (civis ou militares) em relação a importância de quem está sendo comandado.


Lançado o Terceiro Volume - As Vítimas de Fleury, uma história real de coragem e covardia. Coragem dos soldados que enfrentavam bombas chovendo em suas cabeças e protgegendo um ao outro. Covardia dos líderes destes homens que não conseguiam enfrentar os próprios fracasssos e "criavam" culpados para seus erros. E a história de uma mulher cujo amor a levou a enfrentar toda a liderança de um país. Uma das melhores histórias em quadrinhos que já li, baseada em fatos reais.

Publicado originalmente por Grand Angale
Tipo de Série: Minissérie
Ano de Lançamento: 2016
Total de Edições: Finalizada - 3 ed.
Créditos:
JEAN-IVES LENAOUR & MARKO(roteiro)
IÑAKI HOLGADO (arte)
SEBASTIÉN BOUET (cores)
zealfie27 (tradução)
Carfrangs (diagramação)

01 02 03

8 comentários:

  1. Bom trabalho, amigos. Agradecido. Abraço!
    javal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, obrigado pelo comentário, sempre ajuda a gente a continuar! Falando nisso, se tiver qualquer sugestão de HQ ou BD para serem feita pelo blog, estamos sempre abertos a sugestões, ok.

      Excluir
  2. acabei de ler a segunda edição, tô soluçando chorando. puta merda da HQ foda, quero ver quem vai ter a moral de dizer “HQ é coisa de criança” depois dessa leitura. me arruma a número três que traduzo em dois tempos, mesmo sendo zerado em francês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, meu amigo!
      Essa trilogia que montamos sobre a primeira guerra mundial realmente é incrível: 14-18, Ambulância 13 e Verdun. Cada uma delas foca em um ponto importante da guerra. Verdun foca na irresponsabilidade e a falta de empatia dos comandantes em relação aos seus comandados. O evento de Forte Vaux é um daqueles momentos incríveis da humanidade e concordo plenamente. Este segundo volume levei 1 hora e meia só pra traduzir e nem senti o tempo passar. A Verdun volume 3, tanto quanto os dois outros, tenho a adaptação feita pelo Sosich (um americano que faz o mesmo que a gente em relação as revistas francesas), ou seja, tenho a adaptação em inglês. Se quiser mesmo fazer a tradução, te mando o link e peço ao Carfrangs para fazer a diagramação. É só me avisar.

      Excluir
    2. porra, agora que vi tua resposta. será que eu não tava atribulado com o mestrado? hahahahahahaha
      parabéns pela revista e pelo trabalho sempre show!

      Excluir
  3. Fico mesmo impressionada por essa HQ.
    Excelente trabalho que vocês fazem no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, isso é uma parte importante do que fazemos, Verdun, como várias outras hqs nasceram a ideia de fazer, devido a alguém comentar sobre. Não temos como saber o que as pessoas gostam ou não, nos pautamos com nosso gosto, mas nem sempre reflete o que as outras pessoas gostam. Então, ao dizer qualquer coisa aqui nos comentários, nos direciona para trazer mais trabalhos assim. Por isso agradeço imensamente o comentário. E como você, lamento não ter mais edições desta maravilhosa hq. Se souber de algo interessante, pode pedir, iremos pesquisar, buscar e analisar, se valer a pena, faremos! Muito obrigado.

      Excluir
  4. comments sobre essa comic em http://lendohqpeladosozinhonoquarto.blogspot.com/2020/02/verdun-critica-e-analise-da-hq.html

    ResponderExcluir