Os Escravos Esquecidos de Tromelin (2015)


Em 1761, o navio francês Utile naufragou no meio do Oceano Índico. Bateu em um recife de coral na costa de uma ilha arenosa, como menos de 1 km quadrado, sem vegetação, sem água e bem no caminho da trilha dos ciclones da região. A tripulação e os passageiros perfaziam 125 pessoas. A carga perfazia 70 pessoas. Escravos negros malgaxes, sequestrados em Madagascar para serem vendidos em île de France. Mas o destino quis que esta se tornasse uma das mais inacreditáveis histórias de sobrevivência do ser humano. Os passageiros "brancos", após enganarem os negros para construírem um barco para eles, conseguiram voltar a Madagascar, mas sem levar nenhum dos 70 escravos, completamente abandonados a própria sorte. Levaria mais de 15 anos para que pudessem ser resgatados. Esta é a história de como eles sobreviveram, como se organizaram e construíram até mesmo uma pequena comunidade. Também é a história da Segunda Expedição Arqueológica que trouxe a baila estes eventos de forma crua e nua.



Publicado originalmente pela Dupuis
Tipo de Série: Graphic Novel
Ano de Lançamento: 2015
Total de Edições: 1 edição
Créditos:
Sylvain Savoia (roteiro & arte)
zealfie27 (tradução & adaptação)


Os Escravos Esquecidos de Tromelin

3 comentários:

  1. Esta é uma edição comemorativa para mim. A centésima edição europeia que faço. Tinha que ser algo especial. Venho querendo adaptar esta edição desde de 2015 quando li a edição em francês. Fiquei apaixonado pela história. Mas como era uma edição gigantesca e com um trabalho incrivelmente árduo... eu adiava em fazer. Mas para comemorar minha centésima edição europeia... tinha que ser ela. Espero que gostem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim aqui para dar um feedback dessa edição, e acabo me deparando com seu comentário falando dessa postagem. Inicialmente, meus parabéns por colocar essa edição como sua centésima. Acabei de ler, consumi hoje a tarde. Que história triste, mostra como o ser humano pode ser cruel. Novamente, um hq surpreendente, que foge das historias de superpoderes, e nos aproxima mais da realidade. Dura realidade, para ser sincero. Valeu

      Excluir
  2. “[o europeu] nem pisava na África, eram os negros que entregavam os escravos” (BOLSONARO, 2018)

    ResponderExcluir