Top Ten

Localizada num ponto qualquer de nosso mundo, encontra-se a grandiosa cidade de Neópolis, uma metrópole repleta de todo o tipo de problemas que a vida moderna traz: crimes, conflitos sociais, corrupção nos altos escalões e muito mais. A única diferença é que, lá, todos os habitantes possuem superpoderes. Milionários, mendigos, astros do Rock, atendentes de lanchonete, motoristas de táxi... Não importa a classe social, todos os moradores têm habilidades especiais, que usam de forma corriqueira em suas tarefas diárias, seja para se locomover, trabalhar ou praticar atividades escusas.Por isso, não é nada fácil ser policial em Neópolis. Que o diga a novata Robyn Slinger, codinome Toybox, que acaba de se apresentar para o serviço no 10º Distrito, a delegacia de polícia apelidada pelo público e pela mídia de Top Ten. Como não poderia deixar de ser, é por lá que acabam passando os maiores e mais complicados crimes ocorridos na cidade. E, para lidar com esses casos, o distrito conta com uma equipe de fantásticos homens e mulheres da lei, dispostos a fazer justiça de qualquer forma, dentro das regras impostas pelo código penal. Entre os principais policiais do Top Ten estão:Smax: um grandalhão de pele azul, considerado o tira mais durão da cidade.Jack Fantasma: Uma policial lésbica capaz de atravessar paredes.Sargento Kemlo: Um cão falante que usa um poderoso exoesqueleto.Duane Bodine: Um cowboy durão, conhecido como o Demônio da Poeira.Sinestesia Jackson: Uma policial capaz de “cheirar” sons, “ouvir” cheiros etc.Irma Wornow: Que usa uma armadura atômica, e é chamada de Irma Geddon.Sally-Joe Jessel: Ou Micro-Moça, uma legista que vai fundo em suas autópsias.Steven “Homem-Jato” Traynor: O Capitão do distrito, um ex-herói da aviação que esconde um grande segredo de todos os seus subordinados.

Vol. 1
Vol. 2

Smax

Smax é uma mini-série derivada de Top 10. Enquanto a segunda é situada em uma realidade futurística, povoada por uma miríade de personagens intrigantes, Smax é o oposto. Smax, o gigantesco policial azul calado e resmungão do Distrito Dez, na verdade se chama Jaafs Maxson. Acompanhado por sua parceira Toybox, a policial munida com uma admirável caixinha de truques, Smax retorna a seu mundo natal para comparecer ao funeral de seu tio. Lá chegando, os dois são tragados pela vida que Smax deixou para trás, composta por parentes excessivamente afetuosos, a irmã com quem ele teve um relacionamento no passado, o monstro que não conseguiu derrotar, além de outras generalidades. Qualquer semelhança com RPG não é mera coincidência e, em um piscar de olhos, Smax e Toybox partem em uma missão para destruir Morningbright, um terrível dragão devorador de crianças, o monstro responsável pelo maior fracasso da vida de Smax.

Esta é a premissa de uma sátira genial ao mundo do RPG e da fantasia épica, perpetrada por Alan Moore, Zander Cannon e Andrew Currie. Enquanto Top 10 é proeminentemente urbana, com incríveis edifícios flutuando centenas de metros acima do chão, naves espaciais, super-heróis e tecnologia, Smax é campestre e prosaica, povoada por anões, castelos, árvores ancestrais, bestas ferozes, arco-íris e magia. Alan Moore desconstrói os elementos tão familiares aos fãs da fantasia e contos de fada. Espadas cantoras, Harry Potter, RPG... nada passa incólume pela sátira do bardo inglês. A saga termina com uma subversão da moralidade convencional, dando um final feliz ao relacionamento entre Smax e sua irmã. Estranhamente, funciona.

Vol. 1
Vol. 2
Vol. 3
Vol. 4
Vol. 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário