14-18 (2014)

Na França do início do Século XX, oito amigos de uma pequena vila são convocados para as forças armadas francesas que iriam enfrentar os Bogues (Alemães) na mais desumana de todas as Guerras; I Primeira Guerra Mundial. Na mente de todos, seria um conflito curto, resolvido em pouco tempo e com pequenas consequências para suas vidas, mas desde o primeiro momento, esta ilusão vai se desvanecendo e todo o terror que virá vai se descortinando para eles. É esta viagem ao terror interior da vida de oito soldados que iremos acompanhar nesta mini de 10 volumes.

Lançando a última Edição: Herdando a Lua - Julho de 1918. Uma guerra nunca termina quando o armistício é decretado. Ela continua... nas casas e mentes dos sobreviventes.

Publicado originalmente pela DELCOURT
Escrito por ÉRIC CORBEYRAN
Arte DE ÉTTIENNE Le ROUX
Cores por JEROME BRIZARD
Tradução ZEALFIE2
Adaptação & Revisão: CARFRANGS

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

19 comentários:

  1. Muito obrigado amigos. Óptimas escolhas! Um abraço!
    javal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, obrigado pelo elogio! Devemos colocar mais algumas européias no blog. Esta semana ainda terá a estréia de o Último dos Cátaros e depois teremos Dogma.

      Excluir
  2. Obrigado por mais uma edição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua atenção em deixar um comentário, ajuda bastante a gente. Mês que vem deve estrear a nova série europeia mensal, em três edições: UM JUDEU NA PRAGA COMUNISTA.

      Excluir
  3. Sensacional está história, os quadrinhos, um desenho limpo, muito dez.
    Parabéns pela escolha.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário, isto ajuda a gente a continuar e a selecionar o que tivermos de melhor para todos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Clicando no número da edição que você quer. Atualmente são 6.

      Excluir
  5. A cada dia esse HQ me surpreende mais, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, consegue ser um retrato bem fiel do que foi a Primeira Guerra Mundial e seu aspecto humano, esse enfoque nos deixou atraídos para faze outra com este tema: Ambulance 13. Das 10 edições programadas para a 14-18, só saíram 8 ed., em Maio/2018 postaremos a última que temos, então até sair os volumes 9 e 10, fartemos os 5 volumes da Ambulance 13 que foca no atendimento médico durante a Primeira Guerra, espero que gostem, ok.

      Excluir
    2. Eu realmente curto muito, me faz lembrar o livro "Nada de novo no front", um clássico sobre a guerra nas trincheiras. Esse Ambulace 13 deve ser muito forte, já que o volume de mortos e feridos ocasionados pós batalhas era extremamente alto. As enfermarias recebiam um enxurrada de feridos após os avanços em carga nos ataques (tipo de ataque hoje inconcebível, desde pós 1°Guerra, digamos suicida). No mais, obrigado adiantado pela previsão de tradução.

      Excluir
  6. Muito obrigado amigos. Abraço!
    javal

    ResponderExcluir
  7. Valeu, meu amigo, obrigado pelo comentário. Infelizmente o resto desta série só deve sair no segundo semestre ou no ano que vem. Para não ficarmos tanto tempo sem algo do mesmo nível, faremos outras duas séries sobre a I Guerra Mundial: Ambulância 13 e Verdun.

    ResponderExcluir
  8. Não dá pra finalizar esta série sem dizer alguma coisa. Esta revista foi a responsável por toda uma mudança no que eu vinha fazendo no blog. Sua narrativa emocionante e empolgante, contando uma parte tão importante da história, há muito esquecida por quase todos. Em novembro, na França, comemoraram os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial, uma guerra que inaugurou horrores quase inimagináveis até aquele momento. O foco da narrativa no efeito e consequência na vida dos seres humanos envolvidos naquela guerra me cativou. Depois disso conseguimos trazer Verdun (excelente) e Ambulância 13, que ainda tem alguns volumes a serem postados, valeu demais e me incentivou a continuar a fazer isto. Espero, sinceramente, que possam ter gostado tanto quanto eu desta novela francesa. Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Tô terminando Verdun e já vou emendar essa serie em seguida. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Esperei a série chegar ao seu final para vir aqui parabenizar e agradecer vocês por terem trazidos "14-18" para a gente. Devido ao tema, acho que não seria publicada aqui no Brasil devido a uma possível falta de interesse e de público consumidor. Recentemente, fiquei conhecendo um livro escrito por um australiano que lutou no exército britânico durante a 1a. Guerra Mundial. O nome do livro é "Soldados raso" e este é um trecho da sinopse: "Seu livro é uma ficção baseada no cotidiano dos homens nas trincheiras e acampamentos, entre bombas e goles de rum, longas esperas e marchas. Manning dá voz aos soldados anônimos, com seus diferentes sotaques e gírias, revelando a percepção – ou incompreensão – que tinham do conflito." Para mim, parece que estou lendo uma descrição sobre a série "14-18". Para quem interessar, o link da página com o livro é https://carambaia.com.br/soldados-rasos. E mais uma vez, parabéns pelo trabalho de todos os envolvidos.

    ResponderExcluir
  11. Aqui é o anônimo do último comentário, de novo. Esqueci de dizer que enquanto estava lendo os volumes da série, foi constante a lembrança da música "Pipes of peace", do Paul McCartney. A história mostrada no clipe dessa música ocorre durante o armistício que aconteceu no Natal. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este armísticio foi um dos momentos mais emocionantes da guerra. Há vários livros e séries que o mencionam e usam como pano de fundo em suas histórias. Não lembro bem qual episódio foi, mas a série Doctor Who o usou em um episódio com o Doutor anterior, muito bem colocado e explorado. Eu, realmente, nunca vi o vídeo desta música do Paul McCartney, nunca fui fã de videoclipes, mas atiçou minha curiosidade e vou assistir. Este mês ou no início de Fevereiro deve estrear outra série européia, a Man of the Year, e o primeiro volume vai focar na Primeira Guerra, falando da participação dos africanos. Devemos trazer outras histórias de guerra de períodos históricos diferentes. A próxima deve ser a invasão de Napoleão à Rússia. Espero que goste.

      Excluir
    2. Ansiosamente no aguardo, zealfie27. Valeu

      Excluir