Obras de Chabouté

Christophe Chabouté é um escritor, desenhista e roterista francês de origem na região da Alsácia-Lorena, fronteira da França com a Alemanha. Cursou arte em Angoulême e Estrasburgo e tem um roteiro impecável em suas obras, caracterizadas de pouco texto e um excelente trabalho de arte e roteirização. Centrando em temas existenciais e temáticas mais reflexivas, não verá os personagens de Chabouté tendo grandes arroubos de aventuras e ações heroicas, mas sim ter de encarar erros e sentimentos profundos bem dolorosos.

Lançando a versão em P&B de Encanteria, que traz mais algumas histórias e versões um pouco diferentes das histórias originais, trazendo a inestimável colaboração de um novo diagramador e amigo: KONSHU.

Publicado originalmente por Vents D'Ouest
Tipo de Série: Minissérie
Ano de Lançamento: 2003
Total de Edições:  edições
Créditos:
Chabouté (roteiro & arte)
zealfie27 & lilith(tradução)
Carfrangs & zealfie27(diagramação)
Elicarpo (Edição)

Purgatório 01
Purgatório 02
Purgatório 03
Totalmente Só
Zoé
Henri Désiré Landru
Fazendo Fogo
Encanteria
Encanteria P&B
Alguns Dias de Verão
A Besta
Fábulas Amargas
Lua Cheia
Moby Dick
Princesas Também Vão pro Cantinho
Um Pedaço de Madeira e Aço
Uma Ilha de Felicidade
Terra Nova
Yellow Cab
Artbook
Fábulas Amargas v2




82 comentários:

  1. Valeu, Rodrigo, obrigado pelo comentário. Vamos tentar trazer mais revistas não americanas para o blog. A próxima a estrear será Ambulância 13, falando sobre a atuação dos médicos franceses durante a I Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, já vai pra pilha de leituras junto das outras revistas sobre a primeira guerra. Lerei tambem Bolinha de Gude, pesquisando vi que um dos autores também tem um quadrinho da epoca da primeira guerra "Notre mere la guerre" muito bem criticado, fica sugestao de leitura. Deixar de sugestao também quadrinhos de autores como Gibrat, Bastien Vivès, Zidrou e o próprio Chaboute. Abraço

      Excluir
    2. Valeu, do Gibrat tem duas séries, que são sequenciais, que estão programadas para serem feitas, mas provavelmente lá pro final do ano. POr enquanto, vamos nos concentrar no BÉC e no Chabouté e nas séries sobre a Primeira Guerra Mundial. Vamos fazer Verdun também para fechar o ciclo sobre a Primeira Guerra Mundial sob ótica francesa. O Zidrou tem uma série dele também que quero fazer, mas ainda não consegui programar, só o Vivés que não conheço, vou dar uma pesquisada depois, ok. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    3. aee, chabouté e ambulance 13! valeu! :)

      Excluir
    4. A ideia é trazer mais material europeu. Inclusive, quem conhecer bons materiais em espanhol que achem que vale a pena ser traduzido e postado aqui. É só falar, que vamos dar uma procurada e ver se realmente vale a pena, ok.

      Excluir
  2. Valeu, Daniel. No mês que vem, iremos fazer um rodízio com material do Vittorio Giardino (Um JUdeu na Praga Comunista), faremos Little Ego para depois retomarmos Purgatório e depois voltamos para o Giardino com Max Fridman. Assim podemos trazer mais material europeu e não ficamos tão órfãos das histórias quando os volumes que temos para adaptar acabam e ficamos no aguardo da publicação de mais volumes lá fora.

    ResponderExcluir
  3. O judeu na praga Comunista é bem interessante, as outras eu não conheço, mas irei conferir. Dei uma olhada na sinopse dessa Max Fridman e parece ser boa.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa HQ. Obrigado ao site por disponibilizar traduzida

    ResponderExcluir
  5. Muito agradecido amigos. Abraço.
    javal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Javal, obrigado pela consideração de deixar uma mensagem aqui. Ainda teremos muita coisa europeia aportando por aqui.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Vamos tentar postar toda a obra do Chabouté, a Lilith, nossa nova e talentosa tradutora é fã do artista e já conseguimos baixar toda a obra dele. Ficarão de fora apenas a Moby Dick e Um Pedaço de Madeira e Aço, a,bas publicadas pela Editora Pipoca e Nanquim. Assim valorizamos o trabalho das Editoras nacionais que tentam oferecer este tipo de trabalho sem desmerecê-las ou atrapalhar, ok. Qualquer sugestão que tiver, estamos abertos a analisar e ver se é possível fazer, ok.

      Excluir
  7. Acabei de ler. Muito bom mesmo. Obrigado por mais essa.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por mais essa Bd torço por mais quadrinho europeu aqui

    ResponderExcluir
  9. Além daquelas que já estão sendo postadas, devemos ter ainda este mês a estréia de Homem do Ano, uma recontagem de fatos mundiais ocorridos em determinado e de relevância histórica. Deve retornar a Sherlock Holmes Society e muito mais.

    ResponderExcluir
  10. Maravilha! Vocês são incríveis!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bem a tradutora está tendo que resolver alguns problemas, mas dentro em breve teremos mais edições do Chabouté disponíveis.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado por nos trazer tantos álbuns de Chabouté. É um grande autor.

    ResponderExcluir
  13. O Mano trás oHenri Landru Chabouté

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar achar o scan dessa e programo para o mês que vem.

      Excluir
    2. Bem, finalmente, consegui encontrar um scan da Henri Landru, não está muito boa, mas vou tentar dar uma recuperada. Mês que vem vai dar o ar de sua graça aqui.

      Excluir
  14. Meus amigos... Sem palavras para agradecer essa perfeição de trabalho! Vocês são os melhores!!!

    ResponderExcluir
  15. Bem, a pedidos, chegou, finalmente a Henri Landru! Obrigado ao Unknown por ter pedido. Ótima história e desenhos sempre de alta qualidade. Desculpem só pela demora, mas esta tinha 4 vezes mais palavras que as obras anteriores dele e traduzir quase 5.000 palavras em francês e com muitas expressões idiomática, não foi fácil. Mas está aí! Devo trazer mais uma dele ainda este ano, provavelmente em dezembro, se alguém tiver alguma sugestão, é só postar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, valeu demais!!!
      Que os deuses abençoem você e seu trabalho primoroso!
      E parabéns também pela iniciativa de não interferir no trabalho das editoras!

      Excluir
  16. Muito grato pelo post, especialmente pelo Alone. Não vejo a hora de começar a ler!
    Eu gostaria, se fosse possível achar, de ver o Park Bench(Um Pedaço de Madeira e Aço).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um Pedaço de Madeira e Aço, provavelmente não irei fazer. A Pipoca e Nanquim, uma editora independente, fez um esforço e publicou esta e Moby Dick, também do Chabouté, então para darmos uma força e não atrapalhar a Editora, não irei fazer esta. Mas há várias outras opções, ok. Em novembro, posto aqui o que decidir.

      Excluir
    2. Ah, não tava sabendo disso. Sendo assim tá bem justificado ela não ser publicada. Fico no aguardo da próxima. Obrigado pela resposta.

      Excluir
    3. Amigo, fui pesquisar e vi que o Totalmente Só também já foi lançado pelo Pipoca e Nanquim, pelo título de Sozinho.

      Excluir
    4. É Bran, foi sim, tem um ou dois meses no máximo isso. A nossa versão foi feita no ano passado, em Novembro, quase 10 meses antes. Provavelmente até influenciou a decisão da editora. Como lançamos bem antes deles, iremos manter a edição já feita aqui, ok.

      Excluir
    5. zealfie27 entendo essa parada de ajudar a editora e tal. Mas poxa, eu mesmo adorei ter lido Solitário em scan porque cara, assim, gostei mas não iria ter valido a pena ter comprado, não achei a história essa obra prima que eles vendem. Relatório de Brodeck comprei e amei, mas foi mais pelo tempo.
      Espero que um dia repense e faça para Moby Dick & Um Pedaço de Madeira e Aço

      Excluir
    6. Mudar de ideia sempre é possível! Quem sabe no futuro. Agora, a Moby Dick, sei que alguém já escaneou ela. Não lembro se foi o pessoal do ArteHQ ou se foi o Eudes do Rapadura Açucarada que escaneou. Era para eu ter conferido, mas fiquei sem tempo. A Solitário ou Totalmente Só, eu entendo não ser uma obra com tanto impacto, como teve na Europa. Lá, o problema da solidão é bem mais profundo e enraizado do que aqui. Por isso, ela teve uma repercussão grande lá, mas não tem o mesmo impacto aqui.

      Excluir
  17. Respostas
    1. Valeu, Carol, no mês que vem tem outra edição, que ainda não decidi qual.

      Excluir
  18. Lhes agradeço por nos ofertar este tipo de material. Desde já, um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Link do A Besta esta errado galera, esta com o da Alguns Dias de Verão

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia o cara. Belíssimo trabalho, tanto dele quanto do tradutor.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPa, valeu mesmo pelo elogio! Espero ainda trazer muita coisa interessante para o blog.

      Excluir
  21. Respostas
    1. Valeu e concordo! Creio que ainda tem mais dois volumes de histórias inéditas dele, que devem sair em Setembro e Novembro, se nada der errado.

      Excluir
  22. Já tinha lido alguns dias de verão, e achei excelente. Agora vocês nos presenteiam com a quase totalidade da obra. Grato pela dedicação de todos da equipe.

    ResponderExcluir
  23. Com esta, só falta mais uma para completar toda a obra que eu consegui achar. Se alguém souber de alguma outra que não esteja inclusa aqui, poderiam deixar um aviso aqui na seção de comentários, por favor.

    ResponderExcluir
  24. Eu consegui Terre-Neuvas em um grupo no telegram como faço para te passar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Gabriel! Valeu mesmo, meu endereço de e-mail é zealfie27@gmail.com. Pode mandar o link do scan para este e-mail. Que baixo e coloco na programação para fazer, ok.

      Excluir
  25. Estamos perto do fim. Com esta, falta apenas mais uma obra do Chabouté para termos todas elas aqui. Terra Nova será postada em Maio finalizando. Queria só dizer que este é o posto mais visto entre todas as revistas europeias. Também o mais constante e o qual os leitores mais colaboraram para conseguirmos as edições para adaptarmos. Então, isso é um MUITÍSSIMO OBRIGADO por tudo. Vocês foram demais!

    ResponderExcluir
  26. Bem, esta é uma despedida. Esta é a última obra autoral do Chabouté que faltava fazer e postar. Então, terminei! E aqui devo um muito obrigado a todos os que leem as histórias deste autor francês. Este é o meu post mais visto e lido do blog. O único meu entre o top ten do blog, por isso, gostaria de agradecer e muito a todos vocês. MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De minha parte, quem agradece sou eu, ZeAlfie. Foi você que me apresentou Chabouté, e isso não é pouca coisa! Então tome de volta seu MUITO OBRIGADO! Abraço.

      Excluir
  27. Bem, parece que a sorte ajuda. Este post merece, consegui, finalmente, encontrar a última obra do Chabouté: Yellow Cab. Vou programar para postar em Setembro/2021.

    ResponderExcluir
  28. Acabei de postar. Mas, obrigado pelo oferecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zealfie27 vc é o mesmo administrador do Ndrangheta & Yugifan?

      Excluir
    2. Não. Conheço o pessoal, mas não tenho nada a ver com o Ndtangheta.

      Excluir
  29. Esta história de 8 pgs foi graças ao nosso amigo Konshu que achou e nos repassou para postarmos aqui. Além das histórias já postadas aqui, descobri que existem mais 3 álbuns publicados dele. Já consegui um e estou tentando encontrar o restante para fazer.

    ResponderExcluir
  30. Abram uma pagina pra obras do Miguelanxo prado também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, é nossa intenção sim. Mas, por enquanto, estamos focando em terminar as obras do Chabouté e iniciamos a do Zidrou e tem em andamento a do Alfonso Font. Assim que abrir um espaço e conseguirmos material suficiente para montar um post do Miguelanxo, faremos.

      Excluir
    2. amigo boa tarde, A obra completa do Miguelanxo são 20 hqs 15 delas eu tenho em português, em uma pasta no 4shared.. e ajudo a traduzir as 5 que faltam...

      Excluir
    3. Bom dia, Júlia, desculpa pela demora em responder, mas o final de ano está corrido. Primeiro, valeu por todos os comentários, ajudam bastante a todos nós que fazemos. E quanto a sua oferta, se quiser mesmo, garanto que faço a diagramação de todas as edições. Deixa aqui uma forma de contatar você que combinamos. Além disso, fiquei curioso, já que também tenho nome de família Dantas.

      Excluir
    4. https://os5.mycloud.com/public/734bfda1-681e-4ce5-a4b0-b61f8a228222/file artbook do Chabouté caso vc queira incluir na coleção

      Excluir
  31. Lista das Obras faltantes do Chabouté
    ● Aux portes du passé - Histoire d'Alsace (2003)
    ● Bécassine - HS4 - Hommage à Bécassine
    ● Chirac dans tous ses états
    ● ● En images et en bande dessinée #4 - Boris Vian - "Pauvre Gigolo" (foi lançado duas vezes: Vents d'Ouest, 2000 e Petit à Petit, 2009)
    ● En images et en bande dessinée #6 - Léo Ferré - "La Mélancolie"
    ● Hommage à Walthery et Natacha
    ● ● Mai 68 - Le pavé de bande dessinée
    ● Paroles de verdun - "C'est l'admirable bataille de Verdun"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maass, esta informação é para nos deixar desesperadamente necessitados ou existe a possibilidade nos agraciar com as postagens.
      Desde já, agradeço por seu tempo, atenção e principalmente dedicação.

      Excluir
    2. Fala, Thalarctos! Acho que os dois, porque a intenção é fazer tudo que existir do Chabouté e do Zidrou, agora também dá pra ficar desesperado por não estarmos conseguindo encontrar estas obras listadas acima. Então, os dois! Esse mês já devemos ter mais novidade do Chabouté, porque já está traduzida o Volume 2 de Fábulas Amargas. E tem mais algumas curtas que encontramos e que devem estar prontas no próximo mês também.

      Excluir
    3. Grato pela resposta tão rápida, acredito que todos os fãs que leram tua resposta, estão fazendo figa e pensamento positivo para que consigam.
      Desde já, agradeço por seu tempo, atenção e dedicação a nona arte.

      Excluir
  32. Fabulas Amargas, porque é que nao traduzem a parte dos gritos e das cartas(que continuam em francês) ?

    ResponderExcluir
  33. Encanteria??? que raio de nome é esse, o nome original é sorciéres(feiticeiras)

    ResponderExcluir
  34. Vocês são uma comedia imensa na tradução, então o "Tout Seul" aí já resolveram traduzir à letra "Totalmente só", em vez do nome óbvio de "O Solitário"

    ResponderExcluir
  35. Algo do Gibrat em preparo? Tem uma obra grande, queríamos ver coisas dele postadas aos poucos. Quadrinista fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o trabalho do Gibrat é excelente. Por enquanto, ainda não temos nenhum plano de fazer algo dele. Estamos nos concentrando na obra do Zidrou e em algumas séries européias já em andamento. Se surgir alguma novidade, avisamos.

      Excluir
  36. Acabei de ler o Purgatório. Muito bom, que história fascinante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o trabalho do Chabouté, com seu clima noir e desolador é sempre instigante. O trabalho máximo dele, tanto em texto e desenhos, é a versão para Moby Dick, mas sugiro também Encanteria, Totalmente Só e a do Landru, são excelentes. Se quiser comprar algumas dessas edições em papel, a Editora Pipoca & Nanquim publicou diversos títulos desta lista e com um excelente trabalho de tradução e adaptação, que recomendo.

      Excluir
    2. Eu irei ler os outros. Já li alguns, tem até vários comentários meus nessa postagem comentando. Sempre gosto de comentar todos que li para dar meu feedback, é o mínimo que posso fazer para agradecer o trabalho de vocês. Realmente, as histórias dele são fenomenais, e vou ler essas que você citou também. E obrigado pela dica que foram lançadas as impressas irei comprar.

      Excluir