Pandemonium (2011)


Sanatório, apesar de em nossos dias significar um local onde se empilhavam loucos, perdão, "pessoas mentalmente insanas", eles foram criados para tratarem de doenças contagiosas específicas, como no nosso caso: a Tuberculose. Esta é a história de uma menininha com tuberculose. Ela é internada em um sanatório, acompanhada da mãe, que passa trabalhar de enfermeira para pagar as despesas do tratamento. O problema todo é que o sanatório é assombrado, não por um, mas por várias "entidades espirituais". Além da menininha ser atormentada pelas "entidades", também tem de enfrentar os tratamentos dignos de um hospício que na época eram aplicados aos pobres doentes, que pagavam pelo melhor tratamento possível do mundo, tendo ao seu lado os médicos mais renomados do seu tempo. Uma viagem para se entender porque os sanatórios viraram sinônimo de espaço reservado para os lou... "pessoas mentalmente insanas". Curiosidade: Este sanatório é o mesmo mencionado em outra série do BÉC, já postado por nós aqui: Sombras de Salamanca. Série Completa.

Lançada o Volume III.

Publicado originalmente por Humanoids
Tipo de Série: Minisssérie
Ano de Lançamento: 2011
Total de Edições: 3 ed.
Créditos:
Christophe Béc (roteiro)
Steffano Raffaelle(arte)
Bruno Pradelle & Marie-Paulle Alluard (cores) zealfie27 (tradução)
Azazel Pistis (diagramação)

01 02 03

4 comentários:

  1. Nessa questão de sanatórios, deveria sair um HQ do sanatório de Barbacena/MG, tamanha a barbaridade ocorrida lá. Morreram mais de 60 mil pessoas lá, mais de que diversos campos de concentração nazista. Daria roteiro para diversas histórias.
    Vou aproveitar e baixar esse Sombras de Salamanca também.
    valeu.

    ResponderExcluir
  2. E onde a gente consegue material sobre este assunto. Algum livro foi publicado ou algo onde se possa ler sobre?

    ResponderExcluir


  3. Tem um livro recente que foi publicado chamado "Holocausto Brasileiro", e depois saiu até um documentário da HBO sobre o mesmo:
    https://www.vice.com/pt_br/article/ezg95a/holocausto-brasileiro-documentario-entrevista-daniela-arbex

    O documentário: https://www.youtube.com/watch?v=izE_vxYqUiU

    Antes de assistir esse, de uma olhada nas filmagens feitas em 1979, quando o sanatório estava em pleno funcionamento:
    https://vimeo.com/162724580

    ResponderExcluir
  4. Valeu mesmo, Daniel! Vou assistir todos os dois vídeos e ver se consigo achar o livro pra ler. Um grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir