Título original: Los surcos del azar
Ano de Lançamento: 2013
Tradução e diagramação: Julia Dantas
Através das memórias de Miguel Ruiz, espanhol exilado na França, Paco Roca reconstrói em 'Os Trilhos do Acaso' a história da La Nueve, uma companhia do Exército Francês Livre formado sob o comando do capitão Dronne integrada à segunda divisão blindada do general Leclerc, formada principalmente por republicanos espanhóis. Uma história emocionante e esquecida sobre a contribuição espanhola na Segunda Guerra Mundial que conseguiu conquistar leitores e críticos nacionais e internacionais. Seu título refere-se ao capítulo II de Provérbios e Cantares da obra Campos de Castela de Antonio Machado.
Paco busca informações para poder contar uma história sobre os espanhóis que lutaram contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial. Seu interesse pelo assunto o faz viajar para uma pequena cidade na França. Lá ele espera localizar Miguel Ruiz, um nonagenário que, segundo suas investigações, poderia ser um desses combatentes. Depois de localizá-lo, e superada sua relutância inicial, Miguel compartilhará com Paco suas lembranças daqueles anos distantes e difíceis.
Na realidade, o encontro entre Paco (alter ego não disfarçado de Paco Roca) e Miguel Ruiz é fictício, mas a história de fundo é tão real quanto fascinante. E é que depois de ter de deixar a Espanha em consequência da derrota sofrida na Guerra Civil, os caprichos do destino (aqueles "trilhos do acaso" a que alude o título) acabariam por reunir um grupo de cerca de 150 republicanos lutando contra o exército nazista sob a bandeira francesa. Eles eram os membros da 9ª Companhia da Divisão Leclerc, mais popularmente conhecida como “La Nueve”.
Premiações:
2013 Prêmio Comic Zone para o melhor quadrinho nacional
2014 Grande Prêmio Romics
2014 Prêmio da Crítica para o melhor trabalho e o melhor roteirista nacional
2014 Finalista do prêmio Livro do Ano concedido pelo Grêmio de Livreiros de Madri
2019 Prêmio Mandarache para Jovens Leitores concedido pela Câmara Municipal de Cartagena
01
Nenhum comentário:
Postar um comentário